UniSim

Sobre a UniSim

Os modelos da Organizações das Nações Unidas (ou MUNs, da expressão em inglês Model United Nations) surgiram nos Estados Unidos e na Europa no imediato pós-Segunda Guerra Mundial, seguidos da criação da própria ONU. O objetivo era levar o conhecimento aos jovens estudantes do funcionamento da então nascente organização, contribuindo não apenas para a propagação dos ideais defendidos pelas Nações Unidas mas, também, para uma maior aproximação entre os povos, uma vez que a experiência de simular leva ao delegado o conhecimento das diversidades culturais dos mais diferentes países do mundo. Nos MUNs, os estudantes são convidados a representarem delegações específicas em determinadas organizações internacionais, buscando discutir e encontrar soluções para os problemas do mundo, nas mais diversas áreas. Ao longo dos anos, ainda que a expressão MUNs tenha se firmado, as simulações extrapolaram os comitês do sistema ONU e passaram a incluir quaisquer organizações que possam promover debates multilaterais frutíferos, tais como parlamentos, gabinetes governamentais, cortes jurídicas, encontros diplomáticos históricos, dentre outros.

Fundada em 2006, a UniSim – Simulação InterMundi do UNI-RN, como projeto de extensão e pesquisa, tem por escopo promover essa experiência para os discentes universitários e de ensino médio. Diante da conjuntura do Direito Internacional, dos Direitos Humanos e da legislação brasileira, com o intuito de vivenciar de forma fidedigna o ambiente dos organismos nacionais e internacionais, a UniSim-RN – Simulação InterMundi do UNI-RN propicia aos discentes de diversas áreas da graduação uma oportunidade de exercer a representação política e diplomática. Levando em consideração que as atividades do agente diplomático se referem à atuação em diversas situações em nome de seu Estado, o participante desse projeto tem o foco no estudo das relações internacionais como ferramenta para as possíveis negociações realizadas durante os dias de evento. Com isso, o universo da política internacional é posto em prática para que, diante dos choques de interesses e divergências socioeconômicas entre as delegações, os envolvidos no contexto discutido possam chegar a um comum acordo através de documentos de resolução para a solução da problemática debatida. Tal esfera de trabalho promovida pela UniSim-RN representa fortemente o significado de aliança entre o ensino, extensão e pesquisa universitária, tendo em vista o aparato didático e cientifico que é oferecido ao discente. Neste espectro, seu objetivo é a promoção da reflexão crítica acerca dos conflitos e situações problemas presentes nos demais espaços geográficos da comunidade nacional e internacional.

/ DEPOIMENTOS

Eu conheço tanto pessoas da organização, quanto pessoas da minha equipe e sei que ta todo mundo muito engajado, super empolgado e eu acho que vai ser uma simulação super bacana.

Maria Luisa Machado, 24 anos

Estudante de Direito (UNI-RN)

Clara Rodrigues, 23 anos

Estudante de Direito (UFRN)

Eu tenho um carinho muito grande, porque eu sou sempre muito bem recebida pelo staff todos esses anos. Se não fosse assim, eu não estaria voltando.